Argumentos da teoria da expressão da arte

A teoria da expressão ou expressionismo da arte têm vários argumentos a seu favor. Abaixo estão listados alguns para se ter noção do que estamos a falar em relação a esta teoria.


(1º argumento) - São muitos e eloquentes os testemunhos de artistas que reconhecem a importância de certas emoções sem as quais as suas obras não teriam certamente existido. 

(2º argumento) - Oferece nos um critério classificativo que permite, com algum rigor, classificar objetos como obras de arte. Com a vantagem acrescida de classificar como arte todas as obras que não imitam nada, o que acontece frequentemente na literatura e quase sempre na música e na arte abstracta.

(3º argumento) - Oferece nos um critério valorativo que afirma que uma obra é tanto melhor quanto melhor conseguir exprimir os sentimentos do artista que a criou e suscitar a mesma emoção no público receptor.

(4º argumento) - O artista cria intencionalmente a obra com o objetivo de provocar uma emoção específica no seu recetor e a emoção estética sentida pelo espectador aquando da contemplação desinteressada ser idêntica à emoção expressa pelo criador.

(5º argumento) - Permite que a arte própria venha misturada com a arte mágica ou com a arte como entretenimento, pois estas estam certas de acordo com as características da teoria da expressão da arte.

(6° argumento) - Exige que o artista demonstre dureza de expressão na transmissão de sentimentos e emoções, transmitindo-os de forma adequada e não de forma aleatória e confusa.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Teoria da expressão ou expressionismo da arte

O problema da definição de arte